Vantagens de contar com uma empresa especializada em Gestão Financeira

As últimas décadas foram palco de mudanças sem precedentes no mercado em geral. A concorrência passou a ficar muito mais acirrada na maioria dos setores. A todo momento surgem novos produtos e serviços que eventualmente podem substituir a preços mais baixos e com melhor qualidade aquele item vendido há tantos anos e que por tanto tempo gerou receitas para a empresa. Em muitos ramos de atividade as grandes corporações nacionais ou estrangeiras fazem oferta para comprar operações menores para diluir os custos e assim vender mais barato no mercado.

O empresário atualmente enfrenta desafios muito maiores do que no passado recente. Os mais preparados para permanecer na ativa percebem que a solução para manter a sobrevivência da empresa é melhorar continuamente o produto ou serviço que oferecem, agregar valores no atendimento ao público, cuidar do cliente com mais atenção, tratar os funcionários para que eles estejam sempre engajados no sucesso da empresa e aperfeiçoar cada vez mais os processos administrativos.

Em resumo, o empresário precisa ter foco naquilo que sabe fazer melhor e que mantém a empresa funcionando e crescendo. A questão é que ninguém, por melhor profissional que seja, consegue ter excelência em todas as áreas. Por isso, a ajuda de serviços especializados em gestão financeira é tão importante.

A situação mais comum de empresas que procuram serviços de consultoria é a de empreendedores que conheciam bastante como fazer algum produto com boa qualidade ou prestar algum serviço melhor que os concorrentes e que por isso viram suas operações crescerem. O problema é que esse crescimento não se deu de forma organizada dentro de um planejamento bem elaborado. Se no início, o empresário sabia os nomes de todos os clientes, de todos os funcionários e mantinha um controle rigoroso sobre as finanças da empresa na cabeça ou em uma planilha eletrônica simples, com o tempo o negócio tomou uma proporção que ele já não consegue mais ter segurança em continuar avançando sem uma estrutura adequada.

As dificuldades são sentidas em todas os setores administrativos da empresa, mas a área financeira acaba sendo aquela que mais gera preocupações por força do risco que ela engendra. 

A contratação de um profissional especialista é a primeira providência tomada pelo empresário e certamente é necessário fazê-lo. Contudo, apesar de parecer que as decisões em finanças pouco vão além de pagar, receber, registrar e cobrar, na verdade geralmente a capacidade do profissional contratado só vai até determinado limite. A partir daí, a empresa precisaria de conhecimentos mais avançados possuir o domínio do fluxo de caixa, que está segura quanto aos compromissos para o futuro, se a operação está gerando caixa com deveria e até quais fontes de financiamento usar para realizar algum projeto de expansão.

Quanto mais qualificado um novo profissional para atender às carências de melhoria da gestão, mais caros eles são para a empresa contratar. Contar com uma consultoria financeira passa a ser uma solução bastante apropriada e acessível para a empresa agregar conhecimento que será mantido por meio dos processos e ferramentas deixadas pelo consultor e que redundará em maior resultado no futuro.

Dentro desse raciocínio, o empreendedor tem à disposição uma gama de serviços de consultoria empresarial nas mais diversas áreas: Finanças, Marketing, RH, Produção e outras, para continuar fortalecendo sua estrutura administrativa. A maior segurança de que a gestão está bem conduzida dá maior liberdade para o empresário voltar sua atenção naqueles aspectos que farão sua empresa ganhar mercado, a qualidade do produto ou serviço e o atendimento primoroso ao cliente. 

Próximo Anterior

Sem Comentários

  • Os comentários desta página são submetidos a análise antes de qualquer publicação. Faça um comentário usando o formulário abaixo.

Deixe um Comentário