Transtorno De Humor Bipolar

Transtorno Bipolar é uma doença grave, limitante, que afeta o humor e que, se não for diagnosticada e tratada corretamente, pode causar sérios prejuízos na vida de uma pessoa. A partir do aumento de estudos científicos nessa área, o diagnóstico tornou-se mais preciso, e por isso, cada vez mais pessoas são diagnosticadas como portadoras destes transtornos.  A pessoa bipolar apresenta fases de depressão e fases de mania ou euforia, que se alteram ao longo do tempo.

Na fase de mania acontecem mudanças importantes no comportamento, na saúde física e na capacidade de raciocínio. Alguns exemplos de variação de comportamento que podemos observar: alterações do sono (dorme pouco), impulsividades, gastos exagerados, agressividade, pensamentos acelerados e muita disposição. A família e as pessoas mais próximas percebem claramente as mudanças que, em geral, acontecem de forma rápida.

Na fase da depressão, ocorre uma diminuição da energia, do prazer e a presença de tristeza e/ou irritabilidade. A pessoa deprimida reage às situações estressantes com sofrimento maior e mais prolongado. Tudo se transforma em problema e os problemas tornam-se mais pesados e difíceis de resolver.

A bipolaridade é a doença psiquiátrica mais associada à mortalidade por suicídio. Estudos mostram que as pessoas se suicidam em até 19% dos casos, o que significa trinta vezes mais do que o índice de suicídio na população em geral.

O tratamento indicado para o transtorno Bipolar é prioritariamente farmacológico e feito por um psiquiatra, mas a associação com a psiquiatria cognitivo-comportamental é a forma mais eficaz de controlar os sintomas e prevenir recaídas.

Anterior

Sem Comentários

Deixe um Comentário