Perguntas e Respostas sobre Dependência Química

1- Quais os sintomas? Como posso identificar alguém que usa drogas/alcool? Desleixo, mudança brusca de comportamento, afastamento, isolamento, mentiras. Queda no desempenho escolar ou no trabalho. Irritabilidade. Mudança brusca de amizades. Troca do dia pela noite, entre outros.

2- Como podemos perceber se a pessoa esta dependente? A doença é progressiva. E existem 3 fases: Uso – Pessoa que ingere bebidas alcoólicas ou drogas esporadicamente (“bebedor social”). Não apresenta nenhum tipo de problema nem complicação associados ao consumo. Abuso – Usa abundantemente, já apresenta algum tipo de problema, prejuízo, ou complicação física, psicológica, social ou familiar. Porém ainda não evidencia dependência. (Abusa de alcoól e drogas nos finais de semana, mas consegue trabalhar e estudar. Esta pessoa geralmente tem a ilusão de ser um “bebedor social”, mas já passou dessa fase. Geralmente se isola, só consegue se divertir quando bebe ou usa. Já apresenta dificuldade nos relacionamentos, dificuldade de concentração e já se utiliza das manipulações e mentiras. Dependência – Apresenta todo tipo de problema físico, psicológico e social. Vive em função do uso de substancias. O foco de sua vida é a substancia, não vive sem ela. Geralmente não consegue se manter em empregos, estudar. Se torna agressivo ou passivo demais, tudo para manter seu uso. Mente e manipula demais.

3- Essa doença tem cura? Não falamos em cura, e sim em recuperação. Pois, pessoas com longos períodos de abstinência podem voltar a usar. A doença é traiçoeira, se a pessoa não se manter em psicoterapia, junto com programa de ajuda mútua e buscando a Deus é muito provável que volte ao uso de substâncias.

Próximo Anterior

Sem Comentários

  • Os comentários desta página são submetidos a análise antes de qualquer publicação. Faça um comentário usando o formulário abaixo.

Deixe um Comentário